assi2
Partilhe
Instituto de Ortodontia de Lisboa - Medicina Dentária, Aparelhos Dentários, Ortodontia

Ortodontia

Colocar o aparelho dói?

A colocação do aparelho é indolor, não sendo mais do que a colagem de brackets na superfície dos seus dentes. Durante os 4 ou 5 dias seguintes à colocação pode surgir algum desconforto devido à adaptação dos seus dentes e mucosas, colmatado pela utilização de um analgésico ligeiro e cera ortodôntica.


Que cuidados especiais tenho que ter com o aparelho?

Essencialmente cuidados de higiene e alimentação. Existe uma maior tendência para retenção alimentar por isso a higiene oral tem de ser muito mais rigorosa.

Quanto à alimentação devem ser evitados os alimentos muito rijos ou pegajosos (pastilhas), para evitar o descolamento do aparelho, alimentos muito doces para prevenir as cáries.


O aparelho ortodôntico estraga os dentes?

Nenhum aparelho ortodôntico estraga os dentes se os cuidados de higiene não forem descurados. A remoção dos brackets no fim do tratamento não deixa qualquer mancha nos dentes, uma vez que a cola é removida por dispositivos adequados.
 

Os dentes ficam alinhados para o resto da vida?

Após o tratamento há uma fase de contenção, pois os dentes têm tendência a voltar a tomar a sua posição original. Nesta fase devem ser usados aparelhos passivos, cómodos e praticamente imperceptíveis, que apenas mantêm a posição alcançada pelo aparelho de ortodôncia. No entanto ao longo da vida, podem vir a ocorrer alterações adversas na oclusão, alheias ao controlo do Ortodontista, que podem vir a necessitar de novo tratamento ortodôntico.
Powered by BlueSoft